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Jogos viram ferramentas de ensino para estudantes de Santa Maria

Gilson Alves

Foto: Gilson Alves (Especial) / Júlia Dutra (a partir da esq.), Flora Kuplich e Rafaela Lovato criaram a Disputa de Conhecimento

Um jeito diferente de ensinar e debater a disciplina de filosofia e sociologia. O professor Paulo Machado inovou em sua metodologia de aula pelo que chama de "Gameficação da Educação" e proporciona encontros atrativos para discutir conceitos da disciplina aplicada ao alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria.

A ideia é que os estudantes construam jogos que usem como tema central o que é debatido dentro da filosofia, como conhecimento, identidade, juventude, integração, conflito e outros assuntos pertinentes. São mais de 120 jovens participando do projeto.

- Nossa proposta é que os alunos adaptem um jogo, ou criem um jogo totalmente novo, envolvendo os conceitos de filosofia e sociologia. Os estudantes se dividiram em grupos e tiveram a autonomia de pegar um dos conceitos e criar um jogo. Alguns fizeram digitais, outros de tabuleiro, sempre dentro da concepção de que é preciso mergulhar em cada um dos trabalhos, e ouvir as consequências das escolhas que fizemos - explica o professor Machado, idealizador do projeto.

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De acordo com o docente, o protagonismo do estudante é aguçado, junto à integração e ao interesse no assunto em questão. E, dentro dos jogos, há sempre a competição, a disputa, a emoção, e isso ajuda a criar vontade de debater e discutir os conceitos. Ainda conforme o professor Machado, a "gameficação" deu certo e o método deve ser mantido para os próximos anos letivos, somando mecânicas, conceitos e estética para criar novos games. 

Foto: Gilson Alves (Especial) Gabriela Aita (à esq.) e Manar Kahled propuseram um jogo que tem como base um filme e trata das consequências das escolhas

CRIATIVIDADE

Entre os jogos criados e adaptados pelos alunos vale destacar Batalha Naval, Roda ou Passa, Quanto Você Sabe?, O Que Você Prefere? (digital), Conhecendo sua Mente, Filolópolis (cidade da filosofia), Tabuleiro da Sabedoria, Conceituando, entre outros. 

As alunas do 1º ano do Ensino Médio Rafaela Lovato, Júlia Dutra e Flora Kuplich, todas com 16 anos, produziram o desafio Disputa de Conhecimento.

- Nós fizemos um jogo de tabuleiro, com o objetivo de sintetizar os conteúdos de filosofia e sociologia. Propor um jeito diferente de estudo facilita a aprendizagem. Neste trimestre, foi a disciplina mais aguardada por todos - disse Rafaela.

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Já as estudantes Gabriela Aita e Manar Kahled, também do 1º ano e ambas com 16 anos, idealizaram um jogo digital.

- Fizemos o trabalho baseado num filme, em que você é colocado em uma situação e é preciso escolher entre duas opções e, de acordo com a escolha, há uma consequência. Foi uma aula muito boa, pois conseguimos aprender melhor - conta Gabriela.

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